Fone: (85) 3257 6662
R. Desembargador Praxedes, 1511
Montese - Fortaleza - CE - Brasil

Por que a Contabilidade é Obrigatória?

Por que a Contabilidade é Obrigatória?O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de Contabilidade e levantar, anualmente, o Balanço Patrimonial !chvaartigo 1.179 do Código Civil Brasileiro!chvf.

Porém, antes de ser uma obrigação legal, todo empresário necessita de informações para a tomada de decisões. Somente a Contabilidade oferece dados formais e científicos que permitem atender a essa necessidade.

A escrituração contábil é necessária à empresa de qualquer porte como principal instrumento de defesa, controle e preservação do patrimônio.

Uma empresa sem Contabilidade é uma entidade sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de planejamento de seu crescimento. Estará impossibilitada de elaborar Demonstrações Contábeis por falta de lastro na escrituração contábil.

A Contabilidade é suporte para análises que exijam perícias contábeis, defesas de auto de infração fiscal, previdenciária e trabalhista, análise de custos, levantamentos patrimoniais em inventários, haveres, entre outras.

Outro componente importante é o planejamento tributário: os balanços e balancetes permitirão subsídios para análise da melhor forma de tributação: lucro real, presumido ou simples.

Desta forma evidencia-se que, apesar de obrigatória, a contabilidade é ferramenta de gestão e de preservação do patrimônio.

Fonte: Boletim Contábil

http://boletimcontabil.wordpress.com/2011/05/26/por-que-a-contabilidade-e-obrigatoria/